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Cubo Mágico

Conhecendo o cubo 
 
Quando você manuseia o cubo, você gira suas CAMADAS,  porém,  o  objetivo  é  tornar  suas FACES homogêneas. 
 São 26 pequenos cubos externos, e um cubo 'invisível' em seu  interior que, na verdade, é o mecanismo  que permite  que  os  cubos externos  se  movam.  São  8  cubos  de  canto, com 3 cores, 12 cubos de borda, com 2 cores e 6 cubos centrais com apenas uma cor. 

Os cubos centrais são fixos entre si, de forma que, se você possuir o Cubo Mágico original, o cubo central azul será sempre oposto ao verde, o amarelo ao branco e o vermelho ao laranja. A cor do cubo central determina a cor de sua face. 

Durante  este método  de  resolução  serão  utlizados  os  termos  exemplificados  na imagem ao lado para identificar as faces e as camadas do cubo, sempre tomando como referência o cubo na posição ilustrada


Normalmente é relativamente fácil posicionar os cubos de borda da face superior. 
Você precisará de 2 ou 3 movimentos. 
 
O meio mais  fácil  é  primeiramente  colocar  o  cubo  de  borda  na  camada  inferior 
abaixo do seu lugar, girando a camada do meio e a camada oposta a qual o cubo 
deve  ficar. Depois mover  o  cubo  de  borda  para  a  camada  superior,  e  voltar  as camadas  que  você  moveu.  Posicione  novamente  a  camada  superior,  pois 
provavelmente ela girou.

Você  deverá  usar  a  seqüência  TROCADORA DE BORDAS  ou  a  TROCADORA 
DE BORDAS COM INVERSÃO. Considere um cubo na camada do meio. As cores 
dos  dois  cubos  centrais  adjacentes  determinam  as  cores  do  cubo  de  borda. Os 
cubos pertencentes à camada mediana devem estar na própria camada do meio 
ou na inferior. 
 
Se  você  pretende  também  inverter  a  orientação  do  cubo,  use  a  seqüência 
TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO.




Orientações 
 
2.1. Se o cubo de borda da camada mediana já estiver em seu lugar, porém, com 
orientação errada, mova-o para a  camada  inferior depois  retorne-o ao  seu  lugar 
com  a  orientação  correta  utilizando  as  seqüências  trocadoras  de  borda 
adequadas. 
 
2.2. No  caso  de o  cubo  de borda estar  a  um  passo  de  sua  posição  correta,  na 
camada  do meio,  use  uma  vez  a  seqüência  TROCADORA  DE  BORDAS,  ou  a 
seqüência  TROCADORA  DE  BORDAS  COM  INVERSÃO,  de  acordo  com  a 
orientação desejada.



Para  completar  este  passo,  use  uma  das  duas  seqüências  TROCADORAS  DE 
BORDA. Não se esqueça de que você deve posicionar os quatro cubos de borda 
inferiores trabalhando apenas na camada inferior. 
 
Primeiramente verifique se pode posicionar um ou mais cubos apenas girando a 
camada inferior. 
 
 
 
Orientações 
 
3.1. O cubo de borda que você deseja posicionar está numa posição próxima. Use 
uma vez a seqüência TROCADORA DE BORDA adequada lembrando sempre de 
segurar o cubo como indicado nos procedimentos da seqüência. 
 
3.2. Se o cubo estiver na posição oposta à correta, utilize duas vezes a seqüência 
TROCADORA DE BORDA adequada. 
 
Se você seguiu corretamente os procedimentos anteriores, seu cubo deve possuir 
uma  cruz  em  cada  uma  de  suas  faces.  Isso  não  impede  que  alguns  cubos  de 
canto já estejam em seus lugares e com orientação correta das cores.  
4º Passo  
Posicionar os cubos de canto sem se preocupar com sua orientação. 
 
A seqüência TROCADORA DE CANTOS o ajudará nessa tarefa.


À cada seqüência, reposicione o cubo mágico de movo que a face que contém os 
cubos a serem trocados esteja voltada para cima. 
 
Chegado neste ponto, seu cubo deve estar com os oito cubos de canto em seus 
devidos  lugares, estando alguns  já  com a orientação  correta das  cores e outros 
ainda errados. 
 
 
5º Passo 
 
Corrigir as cores dos cubos de canto. 
 
Use a seqüência GIRADORA DE CANTOS PARA DIREITA ou a GIRADORA DE 
CANTOS  PARA  ESQUERDA.  A  seqüência  giradora  de  cantos  para  direita 
rotaciona, no lugar, um cubo de canto, em sentido horário, e força o próximo cubo 
a girar no  sentido anti-horário. A a  seqüência giradora de  cantos para esquerda 
faz o oposto. 
 
Oberve  que  executando  uma  das  seqüências  em  dobro,  equivale  a  executar  a 
outra seqüência. Isso permite que você decore apenas quatro seqüências em vez 
de cinco.



Agora você deve avançar passo a passo, corrigindo os cubos de canto. Escolha 
aleatoriamente ou comece após um cubo já com orientação correta. 
 
Orientações 
 5.1.  Se  apenas  um  dos  cubos  rotacionados  for  corrigido,  aplique  a  seqüência 
GIRADORA DE CANTOS correta no cubo que permaneceu errado. 
 
5.2.  Se  dois  cubos  opostos  estiverem  mal  orientados,  porém  os  outros  cubos 
dessa  camada  estiverem  corretos,  use  a  seqüência  GIRADORA  DE  CANTOS 
correta em um cubo errado e um certo.  Isso  fará com que  fiquem os dois cubos 
com orientação errada próximos. Use de novo uma das seqüência para corrigi-los. 
 
Se  restarem  apenas  dois  cubos  próximos  errados,  eles  devem  se  corrigir  com 
apenas  uma  seqüência  giradora  de  cantos.  Feito  isso  seu  cubo mágico  estará 
solucionado!

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